ANÁLISE DE TIRINHAS (042): IDEOLOGIA DO LIVRO DIDÁTICO

 


Mais do que ninguém, Maria de Lourdes Nosella, no livro "As belas mentiras" (SP: Editora Cortez Morais, 1979), desnudou as inverdades contidas nos livros didáticos brasileiros. Essa obra fez com que as autoridades educacionais - via MEC - tomassem mais cuidado com os livros adotados pelas escolas, numa tentativa de cercear aqueles que veiculassem fatos não corroborados pela ciência e pelo senso. E coibir também a veiculação de ideologias que podem ser mascaradas nas páginas desses livros.

Julgo que uma mentira veiculada por um livro didático pode causar um estrago muito grande na cabeça e na condutas dos estudantes. Isto porque supostamente um livro (por ser "escrito") didático (por estar encarnado no ensino) é considerado como uma ferramenta de apoio às atividades docentes. Tem-se que, uma vez selecionado e adotado, aquele livro atendeu aos critérios de produção (editorial e de conteúdo) e de aprendizagem das turmas de estudantes de uma ou mais escolas. 

Uma desinformação inserida num livro didático é um desserviço à educação das novas gerações mesmo porque os estudantes vão comer gato por lebre, ou seja, serão ludibriados mesmo porque o contexto de uma escola, de uma sala de aula e/ou de um mediador-professor simboliza o trabalho com conhecimento produzido cientificamente e artisticamente, ou, como se costuma dizer, com as conquistas da humanidade no desenrolar da sua história, devidamente organizadas para serem apresentadas aos estudantes através das dinâmicas que são próprias dos currículos escolares.

A tirinha acima ironicamente aponta para um vale tudo na esfera da produção e recepção do livro didático. Um tradicional personagem do folclore brasileiro, o Saci Pererê é sabidamente negro e não tem olhos azuis; só que no livro didático ele pode ser... Imagine o que poderia fazer um autor de livro didático (ou outros materiais didáticos) que quisesse intencionalmente "fazer a cabeça" das crianças e jovens, ludibriando-os através de inverdades!

A imagem abaixo foi encontrada na página de exercícios de um livro didático. O que você acha??
















Comentários

Postagens mais visitadas