Pesquisar este blog

sábado, 4 de agosto de 2012

ANÁLISE DE TIRINHAS (15) - LER=COMER...


Dentre as metáforas da leitura, uma muito conhecida é aquela que compara o  ato de ler ao ato de comer, degustando e saboreando as ideias dos textos. 

O verbo "degustar" se origina do latim "gustus", que significa "gosto, sabor". Daí, talvez, a origem da expressão "gosto pela leitura", mais preferencialmente utilizada por muitos autores no lugar da expressão "hábito de leitura".

É certo que a leitura possui outras analogias que se fazem presentes no imaginário social: janela (Paulo Freire dizia que a leitura é uma "janela ao mundo"), gozo (Roland Barthes, na obra O Prazer do Texto, usou e abusou dessa metáfora), viagem (utilizo por demais essa comparação porque vejo a leitura como um movimento de ida e volta, entradas no e saída dos textos) e, mais modernamente, navegação (ler é navegar nos oceanos da Internet).

As analogias, metáforas, comparações, etc. são muito importantes para a representação dos processos, pois facilitam a sua compreensão e geram imagens ilustrativas na mente das pessoas. 

A tirinha acima, além de veicular uma metáfora, revela ainda o vínculo da leitura com o estudo. Quer dizer: quase sempre o ato de estudar se mistura dinamicamente com o ato de ler. Daí, inclusive, João Wanderley Geraldi, grande estudioso dos mistérios da linguagem, ter caracterizado, na sua tipologia de interlocuções, a chamada "leitura estudo do texto", ou seja, a leitura que se faz analiticamente no intuito de examinar com criticidade as ideias, proposições, argumentos, evidências, etc de um texto. 

Nenhum comentário: