ANÁLISE DE TIRINHAS (015): LER=COMER...

Fonte: 04/08/2012

Dentre as metáforas da leitura, uma muito conhecida é aquela que compara o  ato de ler ao ato de comer, com o sujeito leitor degustando e saboreando as ideias dos textos. 

O verbo "degustar" se origina do latim "gustus", que significa "gosto, sabor". Daí, talvez, a origem da expressão "gosto pela leitura", mais preferencialmente utilizada por muitos autores no lugar da expressão "hábito de leitura".

É certo que a leitura possui outras analogias que se fazem presentes no imaginário social: janela (Paulo Freire dizia que a leitura é uma "janela ao mundo"), gozo (Roland Barthes, na obra O Prazer do Texto, usou e abusou dessa metáfora), viagem (utilizo por demais essa comparação porque vejo a leitura como um movimento de ida e volta, entradas no e saída dos textos) e, mais modernamente, navegação (ler é navegar nos oceanos da Internet).

As analogias, metáforas, comparações, etc. são muito importantes para a representação dos processos, pois facilitam a sua compreensão e geram imagens ilustrativas na mente das pessoas. 

A tirinha acima, além de veicular uma metáfora, revela ainda o vínculo da leitura com o estudo. Quer dizer: quase sempre o ato de estudar se mistura dinamicamente com o ato de ler. Daí, inclusive, João Wanderley Geraldi, grande estudioso dos mistérios da linguagem, ter caracterizado, na sua tipologia de interlocuções, a chamada "leitura estudo do texto", ou seja, a leitura que se faz analiticamente no intuito de examinar com criticidade as ideias, proposições, argumentos, evidências, etc de um texto. 


Ezequiel Theodoro da Silva vem analisando as tirinhas de jornal há mais de 10 anos. Conheça e adquira o seu livro Reflexões sobre leitura via tirinhas de jornal (segunda edição revista e ampliada).




Comentários

Postagens mais visitadas