Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ANÁLISE DE TIRINHAS (10) - TEM BESTEIRA EM LIVRO TAMBÉM


Por uma série de motivos, principalmente pelos efeitos da nossa tradição letrada e sagrada, somos levados a pensar que aquilo que está escrito é sempre uma expressão da verdade.

Tendemos a pensar que as mídias organizadas com base na escrita impressa são melhores - ou veiculam assuntos mais objetivos - do que as outras mídias (imagéticas, virtuais, sonoras, etc). 

Esse imaginário precisa ser questionado e superado radicalmente mesmo porque existem péssimos textos impressos circulando por este mundo e esparramando ignorância entre os leitores mais desavisados.

É preciso chacoalhar esse pré-conceito, lembrando que a mediocridade pode ser organizada e veiculada por qualquer mídia. E viceversa: que a inteligência também pode "correr" através de diferentes linguagens e veículos.

A tirinha acima expressa exatamente isto: que os livros, os programas de TV, as músicas ou sonoridades, as revistas, as peças de teatro, etc podem constituir preciosidades ou puras merdas, dependendo dos conteúdos contidos em si e/ou da ótica de leitura dos leitores.

 


Um comentário:

Lilian disse...

Só me preocupo em ser seletiva pois realmente não quero perder meu tempo lendo o que nada vai me acrescentar. Nunca consegui ler Harry Potter nem Paulo Coelho, por exemplo. Instituiu-se que são bestsellers por que? Não raro um texto de 10 linhas me deixa marcas muito mais importantes que páginas e páginas de um livro.