ANÁLISE DE TIRINHAS (009): MUITO TEXTO, MAS POUCA LEITURA

Fonte: Folha de São Paulo, 05/05/2011

Esta tirinha tem tudo a ver com uma história que aconteceu comigo recentemente: pensando na possibilidade de editar e-books e outros materiais digitais, importei dos EEUU um Kindle da Amazon Books. Paguei uns bons cobres porque ao custo do aparelho tive que pagar uns outros tantos cobres pela importação.

Pagos os quase 1000 reais pelo Kindle, inclusive divulgado na capa da revista Época pelo Paulo Coelho como a leitura do futuro, comecei a manejar as teclas para ver onde chegava. Confesso que não fui muito longe, pois teria que importar os livros via downloads da Amazon Books, todos eles pagos ao dólar do dia.

Cheguei a adquirir 1 (hum) livro e, confesso, aposentei o Kindle numa das gavetas do meu escritório. Não só pelo desuso, mas também porque, quando adquiri o meu, já havia sido lançado um outro modelo, mais moderno em termos de ferramentas e mecanismos para acessos às fontes.

Retirei a preciosidade da gaveta para demonstrações aos estudantes de um curso que dava na Faculdade de Educação da Unicamp. E acho que mostrei para uns dois amigos, enchendo o peito ao dar a parecer um "leitor do futuro" - acho até que alguns bobos pensaram que eu estava usando o Kindle para guardar todos os meus arquivos de textos e para fazer download de quantos livros pudesse ler.

Seis meses se passaram e eu não tinha lido um livro sequer no meu Kindle. Sabem o que fiz? Meti uma propaganda dele no Mercado Livre, pedindo 600 redondos reais. Acharam caro, baixei para 400 e arrematei por 300. Acho que seguiu direto para um museu de tecnologia ou, pior, para um desmanche de peças digitais.

Viche, como essa tirinha é verdadeira!!! O mercado enche a gente de muitas bobagens e você entra no engodo só para parecer estar em dia com a tecnociência...


Comentários

Postagens mais visitadas