ANÁLISE DE TIRINHAS (001): PARA VER O MUNDO LÁ FORA

Fonte: Folha de São Paulo, 28/08/2010

Não é de hoje que venho defendendo a necessidade de combate ao ensino livresco nas nossas escolas. No intuito de "fazer os alunos lerem", não são poucos os professores que se esquecem da realidade concreta do mundo lá fora.

Se, conforme quer Paulo Freire, a "leitura do mundo precede a leitura da palavra", havemos de ter muitas experiências no mundo concreto e vivido de modo que a leitura da palavra possa ter a devida significação para nós, leitores da palavramundo.

O que isto significa para a escolas e os professores? Que a experiência a ser proporcionada pela escola deve levar em conta a saída dos alunos (em excursões, visitas orientadas, estudos do meio, etc) para o encontro com a concretude das coisas, dos fenômenos presentes na sua realidade social. São as experiências construídas e contidas no repertório de vivências das crianças que permitem a atribuição de sentidos aos textos a serem lidos.

A tirinha acima mostra exatamente isso: um montão de leituras aqui e ali, com um passarinho (mensageiro da sabedoria) a relembrar "Saia da internet", ou seja, diminua as experiências vicariantes ou secundárias das situações de leitura e das navegações no universo virtual (da Internet) para VER O MUNDO DA FORA, para a VIDA COMO ELA CONCRETAMENTE SE DÁ.



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