ANÁLISE DE TIRINHAS DE JORNAIS (45) - QUANDO A LEITURA LEVA A NADA

 

Minduim"- Charles Schulz
Jornal O Estado de São Paulo, 08/07/2021, p. H4

Não resta dúvida que, em leitura, a quantidade gera a qualidade, ou seja, a quantidade de textos que eu leio é que vai apurando, sofisticando a minha qualidade enquanto leitor.

Ocorre, entretanto, que eu preciso compreender aquilo que eu leio de modo que ocorra o meu crescimento intelectual e emocional. Caso a compreensão não for uma decorrência natural - ou trabalhada - da leitura, a mente do leitor não é enriquecida e suas emoções, muito menos.

As escolas costumam indicar uma lista de livros para serem lidos nas férias dos estudantes, como é o caso da história mostrada na tirinha. Entretanto, a lista de nove livros foi vencida sem o devido entendimento pela criança. Quer dizer, restou apenas o aspecto quantitativo da leitura, mas sem significação para a leitora mirim. 

Quantas vezes, vários de nós, movidos pela pressa ou por obrigações impostas, apenas passamos os olhos nos textos ou livros, sem entender absolutamente nada? Dá pra pensar!


Comentários

Josh Perez disse…
Obrigado por compartilhar essas informações. Convido-o a ver meu post mais recente sobre

putas em lisboa

Postagens mais visitadas