ANÁLISE DE TIRINHAS (44) - VER IGUAL A ENTENDER

 

Xaxado, Antonio Cedraz
Fonte: Jornal Correio Popular, Campinas, 25/06/2018, p. A18

Diálogo

- A literatura me faz enxergar melhor as pessoas ao meu redor. Com a literatura posso ver as coisas que não veria sem ela! Hoje, por causa dela, tenho uma visão melhor do mundo.
- Oxente, Xaxado! Será qui os doutô tão receitano livro pra probrema de visão?

O verbo "ver" pode ter vários sentidos e um deles é "entender". Na língua inglesa esse sentido fica mais evidente do que em português - a frase "I see" (eu vejo/entendo) é usada a todo instante no sentido de  compreender. 

"Ver" deriva do latim "videre", que significa ver, enxergar, examinar. Quer dizer, há um modo de ver físico e um modo de ver mental - este segundo é que aponta para uma operação mental complexa como é a de compreender, examinar, discernir.

Tomando a história da tirinha aqui tratada, temos que a garota está usando o verbo ver no sentido de compreender, de entender melhor os fenômenos do mundo. Por outro lado, o diálogo entre os garotos aponta para a acepção de "enxergar" fisicamente. É a tensão de significação entre esses dois sentidos que gera o efeito humorístico da história.

Na canção "Força estranha" (1978), Caetano inicia vários versos com a frase "Eu vi". Uma análise mais detida da letra vai mostrar que ele parte do "Eu vi" (físico) para levar o ouvinte-leitor a uma compreensão crítica da vida:

Eu vi um menino correndo
Eu vi o tempo
Brincando ao redor do caminho daquele menino
Eu pus os meus pés no riacho
E acho que nunca os tirei
O Sol ainda brilha na estrada, e eu nunca passei

Eu vi a mulher preparando
Outra pessoa
O tempo parou pra eu olhar para aquela barriga
A vida é amiga da arte
É a parte que o Sol me ensinou
O Sol que atravessa essa estrada que nunca passou

Eu vi muitos cabelos brancos
Na fronte do artista
O tempo não para e, no entanto, ele nunca envelhece
Aquele que conhece o jogo
Do fogo das coisas que são
É o Sol, é o tempo, é a estrada, é o pé e é o chão

Eu vi muitos homens brigando
Ouvi seus gritos
Estive no fundo de cada vontade encoberta
E a coisa mais certa de todas as coisas
Não vale um caminho sob o Sol
E o Sol sobre a estrada, é o Sol sobre a estrada, é o Sol

Comentários

Postagens mais visitadas