ANÁLISE DE TIRINHAS (039): O TEXTO E O CONTEXTO

Fonte: Jornal Correio Popular, Campinas, 22/09/2014

Uma das habilidades fundamentais de leitura é saber situar o texto no seu contexto (histórico, espacial, epistemológico, etc.). Na ausência dessa habilidade, a compreensão de um texto poderá ficar seriamente comprometida, mais confundindo do que esclarecendo o sentido atribuído pelo leitor. 

É principalmente em relação aos textos escritos em outras épocas históricas (que não aquela vivida pelo leitor) que saber relacionar o texto ao seu contexto é extremamente exigida. Pontos de vista, usos e costumes, estruturas sociais, vocabulário, expressões, etc que prevalecem em uma determinada época podem ser diferentes daqueles vividos no tempo vivido pelo leitor. Contextos de uso linguístico têm uma relação direta com o contexto cultural.

Pensadores como Malinowski, Halliday e Dell Hymes pesquisaram a fundo a noção de "contexto" e sua importância para a comunicação humana. E propuseram diferentes angulações para o entendimento objetivo dos tipos de contexto que entram em jogo durante uma interação ou leitura.

Leia a imagem abaixo e, em seguida, leia o texto que "explica" essa imagem para verificar o quanto essa explicação aponta para o contexto da época, fazendo com que o sentido se amplie para o leitor. 

............................

Na tirinha do início deste reflexão, Samanta, conversando com uma amiga, utiliza o verbo "acertar" com dois sentidos diferentes, quais sejam:

acertar-se - harmonizar-se (parar de brigar)
x
acertar - atingir (por inferência, acertar um soco, um tapa, etc)



Ezequiel Theodoro da Silva vem analisando as tirinhas de jornal há mais de 10 anos. Conheça e adquira o seu livro Reflexões sobre leitura via tirinhas de jornal (segunda edição revista e ampliada).





Comentários

Postagens mais visitadas