Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

A LEITURA FAZ DIFERENÇA NA QUALIDADE DE ENSINO

O Jornal Folha de São Paulo nesta última quinta feira (26/03/2010, p. C5) trouxe uma reportagem intitulada "22 Escolas da rede estadual de 1ª a 4ª série tem nível 'top'". Essas escolas obtiveram nota 7 no Idesp 2009. A matéria descreve também alguns motivos básicos que explicam o grau de excelência atingido por essas escolas. Falemos um pouco do que ocorre na Escola Estadual "Professor Astor Vasques Lopes", de Itapetininga, SP, primeiríssima do rank em termos de desempenho.



INCENTIVO À LEITURA - Através de uma projeto chamado "Leitura em Família", que envolve a participação dos pais nas atividades, as crianças passam a se expressar melhor via escrita. Na escola, ocorrem os projetos "Roda de Leitura" (com incentivo ao ler e escrever) e "Brincando com a Matemática" (com competições entre os estudantes nos intervalos das aulas como torneios de tabuada e jogos de xadrez).



TRABALHO EM EQUIPE - Os professores formam um corpo docente estável e coeso, trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar, tendo o aluno como centro do processo ensino-aprendizagem.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR - A saúde das crianças recebe atenção especial da escola, com qualidade de merendas e orientação sobre alimentos saudáveis.



Na voz da Diretora da Escola: "A principal proposta da escola é manter um acompanhamento diário do aluno, mantendo o diálogo e a autoestima dos estudantes e professores".

Que os leitores deste pequeno texto tirem as suas conclusões. A minha conclusão é que, bem assentada, orientada e dinamizada nos contextos escolares, a leitura pode fazer uma diferença danada!
 
------------------------------------------------------
PORTAL LEITURA CRÍTICA - MAIS SOBRE O ENSINO DA LEITURA

Nenhum comentário: